Retratar a temática da
Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, é refletir
sobre as diferenças, como da inclusão social, do respeito a diversidade e da
formação cidadã. Assim sendo, a escola se
mobilizou com ações pertinentes ao tema, com o apoio da direção da escola, em
conjunto com a equipe pedagógica e a colaboração efetiva do professor de
educação física, desenvolveu-se uma campanha de conscientização referente as
Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Primeiramente, a equipe
pedagógica confeccionou um mural, com o objetivo de informar a comunidade
escolar sobre Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
no Estado de Santa Catarina, em seguida, dialogou com os professores e os
alunos, com o propósito de familiarizar o assunto.
Num segundo momento, após a
sessão cívica para cantar o hino na quarta-feira (26/08), tanto no período
matutino, como vespertino, o assunto foi debatido com os alunos, o professor de
educação física, Marcos Thomaz, com o auxílio dos demais professores, organizaram
o desenvolvimento de atividades esportivas envolvendo os alunos, evidenciando
situações vivenciadas pelas Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. Ou
seja, na quadra do ginásio de esportes da escola, os alunos presenciaram, competiram,
sentiram, se mobilizaram, como por exemplo: jogaram vôlei sentados, se
locomoveram pela quadra com os olhos vendados e jogaram se apoiando em muleta, para que assim vivenciassem a
dificuldade física enfrentada pelas Pessoas com Deficiência Intelectual e
Múltipla.
Concluiu-se que mobilizar e
conscientizar os educandos, para a questão da diversidade e da inclusão social
das diferenças no ambiente escolar, faz parte do processo educativo da formação
cidadã, embasada nos princípios de respeito e ética, pois, as atividades
alusivas à Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no
Estado de Santa Catarina, vem salientar que a escola é espaço de aprendizagens
e convivências significativas.