segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Curso: O Uso das TICs no Processo Educativo

Saber usar as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs no processo educativo foi a temática do curso, ministrado pela integradora do NTE de Campos Novos Liane Agostini de Souza para a equipe docente e atps das escolas. O curso acontecia nas quartas-feiras à tarde, havia dispensa das aulas para a formação acontecer. O curso era oferecido através da plataforma do governo federal E-proinfo. Aprendemos muito sobre ambientes virtuais e objetos de aprendizagem, os quais inovam a prática pedagógica. Segue fotos (https://photos.app.goo.gl/gbfVIJDwza3vd3wE2) da prática pedagógica com o uso das TICs da Atp Luciana, a qual inseriu os conhecimentos aprendidos com os professores no encontro da Parada Pedagógica.

Vídeo: Avaliação um tema polêmico, do site Salto para o Futuro.

Postagem, texto e fotos I parte: Luciana Lorenzetti.

Segue abaixo as fotos das atividades do curso, das professoras Gilka de Língua Portuguesa, Tatiana de Geografia, Juliana de Matemática, Mariza segunda professora da turma do 2º Ano do EM e Veroni professora do AEE. Com o uso das TICs no processo educativo, as professoras realizaram uma atividade interdisciplinar com o auxílio do Linux Educacional, onde elaboraram o mapa do Brasil, com suas regiões.
Dentro da disciplina de Geografia os alunos estudaram e pesquisaram sobre a população, extensão territorial  e índice de crescimento da região. Na disciplina d Língua Portuguesa foi pesquisado a variedade linguística regional e desenvolvido um conto usando a linguagem popular da mesma.
Na disciplina de Matemática os números pesquisados na disciplina de Geografia foram lançados em gráfico para assim montar a legenda. A professora do AEE e a segunda professora auxiliaram o aluno João Paulo, o qual atendem, para que o mesmo conseguisse compreender o assunto e participar das atividades propostas.

Alunos do 2º Ano do Ensino Médio.

Montagem da legenda do mapa das regiões do Brasil.

Mural exposto na escola, após a realização do projeto.

Postagem II parte: Luciana Lorenzetti.
Texto: Gilka Taionara L. Tonello.
Fotos: Juliana Trevisol.