terça-feira, 6 de novembro de 2012

Escultura da Paz

O concurso é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, através da Gerência Regional de Educação. A exposição das esculturas que representam a Paz acontecerá na UNOESC- Campus de Campos Novos, no período de 07 a 19 de novembro.
O símbolo escolhido para representar a escultura da Paz da EEB Heriberto Hülse – Surgiu em 1958, para a campanha de desarmamento nuclear, os hippies adotaram este símbolo também na guerra do Vietnã (1960 a 1969), como sinônimo de paz. O símbolo foi criado através do código de bandeiras (D = |, N = /\).
Abraço da Paz é o nome dado à escultura, pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio matutino, idealizadores do projeto. As mãos significam o abraço, o círculo significa o mundo, a pomba significa a Paz. Devemos nos unir, abraçar a paz e praticá-la no mundo, a semente da paz deve ser lançada e cultivada para que frutifique, por isso, cada um de nós deve agir em prol da paz, para tornar as relações entre as pessoas mais amistosas e fraternas.
A escultura Abraço da Paz é feita de sabão, usado na sua composição material reutilizável, no caso o óleo de cozinha, com foco também na questão da preservação ambiental, dando-se um destino correto ao óleo, evitando que seja descartado na natureza. Além de preservar o meio ambiente é feito arte com a pedra de sabão, cuja abordagem traz como tema a Paz, tão primordial de ser defendida e praticada nos dias atuais.
Orientadores do projeto escultura da Paz (segue foto abaixo)


 Elton Luis Gonzatto – diretor (esquerda), Marilussi Tragancin Cenatti – profª de Português (centro), Marcelo Luis Rinaldi – profº de Matemática/Física (centro) e Simone Slongo de Oliveira – profª de Artes (direita).
Alunos participantes do projeto escultura da Paz

Aline Turella, Aline Titon Sutir, Alisson Henrique Duarte, Dinei Turella Raizer, Fabiana Tescki Barth da Costa, Luiz Henrique Pocera Gasaniga, Marilete de Castro Carvalho, Natan Costa, Tiago Fatori Ceroni e Vinicius Fontana