quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Aula de História traz como temática: A África

Foi pensando nas contribuições culturais do povo africano, na formação e cultura catarinense, bem como do Brasil, que as aulas de História do professor Alberto Fontana, com os alunos do Ensino Médio, de modo mais significativo com a 2ª série, retrataram a temática, com o propósito de conscientizar os alunos da importância de se conhecer a história, para que a mesma seja compreendida e valorizada, como identidade cultural de um povo.
Segue abaixo o texto produzido pelo professor Alberto, com algumas reflexões sobre a história da África no Brasil.
Por que conhecer a história da África?
Buscamos conhecer a história da África, para melhor entendermos a história do Brasil. Pois, de certa forma, a África, teve muita influência em nosso continente, principalmente na América.
Brasil: Mãos e pés que trabalham, rezam, sentem, dançam e lutam…
Para o Brasil, o reflexo da escravidão, foi bastante marcante, pois, a mão-de-obra aqui existente era em sua real situação a africana. Por isso, é designada a frase: ″Mãos e pés que trabalham, rezam, sentem, dançam e lutam… ″. Sinônimo de um povo que teve que reaprender, frente a opressões e expressivas lutas em busca da conquista de uma liberdade tão sonhada, a reescrever a sua história, com identidade própria, consolidando para as gerações futuras uma rica e vasta cultura patrimonial e de valores.