segunda-feira, 21 de abril de 2014

Feriado em homenagem a Tiradentes

Um pouco da história de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Nascimento em 12 de novembro de 1746 no Rio de Janeiro, morte em 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial (1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.
A leitura da setença de Tiradentes (óleo sobre tela de Leopoldino Faria).

Joaquim José da Silva Xavier era filho do português Domingos da Silva Xavier, proprietário rural, e da portuguesa nascida na colônia do Brasil, Maria Paula da Encarnação Xavier.
Em 1755, após a morte de sua mãe, segue junto a seu pai e irmãos para a sede da Vila de São Antônio; dois anos depois, já com onze anos, morre seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de seu tio e padrinho Sebastião Ferreira Leitão, que era cirurgião dentista.
Quer saber mais sobre a história de Tiradentes, visite o link:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes, acessado em 21 de abril de 2014.

Postagem: Luciana.